Editorial

Poesia Latina:
Desde Homero, passando pelo império romano, com Dante Aligheri, Portugal camoniano, Espanha de Gôngora até a França de Pierre de Ronsard, a poesia latina se desenvolveu apoiada em diversos proto-idiomas, a começar pelo grego, apoiou-se no latim rudimentar, chegou a Camões com alguma elaboração, atravessou o século de ouro espanhol e a França pantagruélica, mas pôs-se de pé, e impôs-se ao mundo contra todos os seus imperialismos.
Durante sua caminhada, vestiu romances épicos: Ilíadas, Odisseia, Eneida, Arte de Amar, Odes horacianas, Divina Comédia, Os Lusíadas e enfim, apossou-se dos salões acadêmicos da arte poética, hoje, das mais refinadas e respeitadas do mundo. 
A partir do Renascimento, a poesia latina acendeu seu farol nos idiomas filhos do latim - as línguas latinas - e ombreia com todas as demais. 
E graças a ela, hoje, podemos ostentar a sua nobreza estética até nos países colonizados pela latinidade luso-italico-franco-hispânica.

Daí, que vale sim e muito conhecer a sua poesia, a Poesia Latina.
E desejo a todos quantos tenham verve para encarar este roteiro que apresento que tirem o melhor proveito, pois ele é apenas o esqueleto de um curso mais extenso.

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário